segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Malware estão ficando mais inteligentes, diz McAfee


SÃO PAULO – Um relatório divulgado pela desenvolvedora de antivírus McAfee mostra que o número de malware circulando pela internet não cresce apenas em número, mas também em sofisticação.

O estudo mostra que, só no último trimestre de 2012, o número de trojans – os conhecidos cavalos de Tróia – voltados para o roubo de senhas subiu 72%. Entre essas novas ameaças que surgiram, estão as “customizadas”, criadas para atacar um tipo específico de rede – como foi o caso do trojan Citadel, desenvolvido para atingir apenas companhias financeiras.

O relatório da McAfee não se limitou apenas a monitorar o crescimento de malware em desktops. Segundo a mesma análise, houve um aumento expressivo também no número de ameaças voltadas para dispositivos móveis, especialmente os com Android. A quantidade de vírus para o SO do Google cresceu 85% só no último trimestre de 2012. Entre as principais ameaças, estão algumas voltadas para roubo de senhas e de agendas de contatos.

Os dados revelados pela McAfee ainda mostram que páginas da web que hospedam malware estão aos poucos substituindo os botnets como um meio de infectar sistemas vulneráveis. Para se ter uma ideia, o número de endereços possivelmente maliciosos subiu 70% no período analisado pela desenvolvedora de antivírus.

FONTE: INFO

Nenhum comentário:

Postar um comentário