segunda-feira, 4 de junho de 2012

Usuários de computador não se sentem seguros navegando em sites de mídias sociais

Pesquisa da Avira revela que 80% deles temem que suas informações pessoais sejam roubadas ou indevidamente utilizadas. Apenas 14% se manifestaram seguros nas redes sociais.
A Avira, empresa especialista sem segurança digital, realizou uma pesquisa com usuários de computadores em todo o mundo, que mostrou que 80% deles temem que suas informações pessoais sejam roubadas ou indevidamente utilizadas quando estão navegando em sites de mídia social como, Facebook, Google Plus e Twitter. A sondagem revelou que 44 por cento dos entrevistados estão mais preocupados sobre o Facebook e Google +, enquanto que para outros 40% a preocupação é com todos os demais sites de mídia social.

O questionamento foi direcionado aos mais de 100 milhões de clientes da Avira em todo o mundo e os resultados são baseados em 2.710 respondentes, com uma margem de erro de + / – 1,88 por cento.

Para a pergunta, ‘qual dos seguintes sites de mídia social o preocupa mais em relação à segurança de suas informações pessoais?”, o resultado foi o seguinte:

A) 25% – Facebook
B) 19% – Google +
C) 2% – Twitter
D) 40% – Todos os itens acima – “Eu não me sinto seguro quando estou navegando em um site de mídia social”;
E) 14% – Nenhuma das opções acima – “Eu me sinto seguro on-line usando sites de mídia social”.

“Esta pesquisa é muito interessante porque demonstra que, apesar de sites de mídia social serem muito populares, os usuários de computador de todo o mundo têm as mesmas preocupações”, disse Sorin Mustaca, especialista em segurança de dados da Avira, que é representada no Brasil pela Nodes Tecnologia. “Eles estão receosos quanto à segurança de suas informações pessoais e teme que elas possam ser usadas indevidamente através de sites de mídia social. Para utilizar estes sites é altamente recomendável que as informações privadas não sejam armazenadas nestes serviços. Nunca se esqueça que quando qualquer informação é publicada em um site público, ela na verdade, não lhe pertence mais”, reforça o especialista.

Para ajudar aos usuários de computador a superar este desafio, a Avira adquiriu o SocialShield, um serviço de monitoramento dos pais para manter as crianças e adolescentes seguros durante o uso dos sites de mídias sociais. A solução já começou a ser oferecida gratuitamente aos clientes Avira.

FONTE: Techlider

Nenhum comentário:

Postar um comentário