A maioria dos leitores de livros eletrônicos é formada pelo sexo feminino com ensino superior e faixa etária entre 18 e 24 anos.
Uma pesquisa realizada pelo Ibope Inteligência e divulgada no site Mundo Marketing aponta que a penetração da leitura de e-books no Brasil já passa de 9,5 milhões de pessoas, número que representa 5% de toda a população. De acordo com o estudo, a maioria dos leitores de livros eletrônicos é formada pelo sexo feminino com ensino superior e faixa etária entre 18 e 24 anos.
Apesar da expansão, a pesquisa revela que 82% dos brasileiros afirmaram nunca ter lido um e-book. Destes entrevistados, 45% dizem desconhecer totalmente o formato de livro digital, 25% nunca ouviram falar do e-book, mas gostariam de conhecer, e 30% já escutaram algo sobre a tecnologia. Dos que tiveram acesso aos livros digitais, 54% gostaram muito, 40% gostaram um pouco e 6% disseram não ter gostado. Ao serem questionados se poderiam vir a usufruir da tecnologia, 48% responderam que sim.
Outros dados que mostram possibilidades de penetração dos e-books no cotidiano do brasileiro estão relacionados à média registrada entre as faixas etárias jovens. Entre 11 e 13 anos, o percentual total de uso foi de 5%. Já entre os entrevistados de 14 e 17 anos, este patamar ficou em 7% e de 18 a 24 anos em 12%.
O estudo do Ibope também fez um comparativo entre livros impressos e digitais, e mostra que 52% acreditam que o formato tradicional nunca vai acabar e conviverão igualmente com os e-books. Destes entrevistados, 17% acreditam que os impressos continuarão, mas em pequenas edições, porém 7% afirmam que é uma questão de tempo para que os livros em papel deixem de ser publicados, enquanto outros 7% constatam que os digitais serão sempre para poucos.

Nenhum comentário:
Postar um comentário