segunda-feira, 31 de outubro de 2011

MOMENTO ROCK Led Zeppelin

Aqui neste blog, já falamos de algumas bandas de rock que fizeram história, tanto nacional, como internacionalmente, e agora não será diferente, iremos falar sobre uma das maiores de todos os tempos: LED ZEPPELIN. Torcendo mais uma vez para que vocês gostem.

Fundada originalmente no berço do rock, Inglaterra, em 1968 pelo guitarrista Jimmy Page e pelo baixista Chris Dreja com o nome de "The New Yardbirds", onde chegaram a tocar algumas vezes. Com a recusa de Terry Reid, Page convidou Robert Plant para vocalista, conhecido pelo seu trabalho no grupo "The Band of Joy". Logo depois juntou-se ao grupo o baterista John Bonham, e Dreja saiu para se tornar fotógrafo, quando John Paul Jones, procurou Jimmy Page, e se ofereceu para tocar baixo, e assim a banda mudou de nome e se passou a chamar Led Zeppelin.

Célebre pela sua inovação, com seu som pesado orientado pelo blues-rock, o grupo é freqüentemente citado como um dos grandes pioneiros do heavy metal e do hard rock, embora o estilo da banda tenha sido inspirado por fontes diversas e tenha transcendido qualquer gênero musical definido.

Em 1969 o grupo editou o seu primeiro álbum chamado Led Zeppelin, passando a ser um recordista de vendas, inclusive também nos Estados Unidos, além de ser um dos grupos mais influentes na história do rock. Foram também os únicos a colocar todos seus álbuns no Top 10 da parada norte-americana Billboard.

O imediato sucesso do primeiro disco foi o pontapé de saída para a carreira da banda, especialmente no EUA, onde eles haveriam de atuar freqüentemente, e onde as suas vendas de discos apenas foram suplantadas pelos Beatles. O segundo álbum, chamado simplesmente Led Zeppelin II, editado ainda no mesmo ano, seguiu o mesmo estilo, e incluía o sucesso "Whole Lotta Love", que, conduzido pela secção rítmica, definia o som da banda, sendo inclusive muito elogiados pelas pegadas impressionantes no palco.

Conhecidos também pelos vários escândalos, envolvendo drogas, sexo, danos materiais a quartos de hotéis (onde muitas vezes alugavam pisos inteiros), magia negra. A banda também teve momentos tristes na sua trajetória, como um acidente de carro envolvendo o vocalista Robert Plant, tendo a banda ter que ficar um período fora dos palcos, e por isso, tiveram que dar atenção somente aos trabalhos de estúdio. Em setembro de 1980 John Bonham morreu asfixiado pelo próprio vômito em um quarto da mansão de Jimmy Page, onde logo depois disso a banda foi desfeita, pois não haveria mais condições de continuar com o nome Led Zeppelin.

Desde então, passaram a fazer aparições em shows beneficentes, como Live Aid, em 1985, com Phil Collins e Tony Thompson (Chic) na bateria. Mas em diversas outras aparições Jason Bonham (filho do baterista falecido) assumia a bateria. Lançaram também alguns álbuns, o DVD Led Zeppelin, que até o fim do ano de 2003 tinha vendido mais de 520.000 cópias.

Termino aqui falando da pena daqueles que não tiveram a oportunidade de curtir o Led Zeppelin nos bons e velhos tempos e também pela perda de um dos maiores bateristas do rock´n roll.

Na próxima, vamos de Barão Vermelho. Valeu e até a próxima.

AUTOR: Denílson Lopes da Costa

Nenhum comentário:

Postar um comentário