Criminosos virtuais usam nomes de empresas famosas para tentar enganar usuários de computador.
A tática não é nova, mas os criminosos virtuais mantêm sua tentativa de enganar usuários de computador com o envio de e-mails com falsos pedidos de orçamento. E para lograr êxito em sua estratégia, utilizam marcas famosas para ludibriar o funcionário que pode acreditar que a mensagem recebida é mesmo verdadeira e uma oportunidade de negócios para a empresa onde trabalha.
Um dos mais recentes e-mails desta tentativa de ataque usa o nome da FIESP como remetente e no assunto vem um Pedido de Orçamento. A mensagem vem com uma cartinha bem educada, aparentemente inofensiva, pedindo ao funcionário abrir um arquivo em PDF, que na verdade contém um link para uma falsa página da federação das indústrias e que faz descarregar um cavalo de troia TR/Dldr.Delf.BD, criado para roubar dados financeiros dos usuários, que muitas vezes usam os computadores das empresas para acessar ao internet banking e fazer compras pessoais ou corporativas usando cartões de crédito.
Para a Nodes Tecnologia, que distribui as soluções de segurança Avira no Brasil, os micros e pequenos empresários devem alertar sua equipe sobre esta prática dos ladrões da Internet e mostrar como fazer para evitar que a sua rede de computadores seja contaminada por qualquer tipo de código malicioso. “Geralmente muitas destas empresas não possuem uma política de segurança digital avançada e suas ferramentas antivírus são descentralizadas, às vezes desatualizadas. Como o funcionário pode acreditar que está ajudando a sua empresa ao abrir um e-mail com uma solicitação de orçamento, o risco se torna muito elevado de se ter a rede de computadores infectada por vírus”, comenta Eduardo Lopes, diretor da Nodes.
Para auxiliar as micro e pequenas empresas neste processo, a Nodes oferece uma campanha para o Avira Small Business Suite, criada para garantir a segurança multi camadas das redes de computadores nas empresas, com funcionalidades para proteção de desktop, servidor de arquivos, servidor de e-mail a partir de administração centralizada. A solução foi projetada para empresas que possuem entre 3 e 100 computadores e oferece instalação facilitada a partir de um console central, que permite monitorar e atualizar a segurança automaticamente em tempo real. “Com esta solução é possível garantir que os ativos de TI estejam fora do alcance dos cyber criminosos a partir da adoção de soluções tecnológicas avançadas e com bom custo benefício, como uma solução que permite uma economia de até 40% e fecha todas as portas por onde as ameaças virtuais podem entrar”, comenta.
Como parte da campanha, a Nodes está oferecendo a Avira Small Business Suite com desconto especial de 10% pelo período de 12 meses, com a finalidade de ampliar a sua base de clientes no Brasil neste segmento e pode ser adquirida por intermédio de seus mais de 300 parceiros comerciais em todo o território nacional.
FONTE: Techlider
Nenhum comentário:
Postar um comentário