segunda-feira, 16 de abril de 2012

Você é a favor do uso da tecnologia no futebol?

Juan Mata, do Chelsea, chutou para o gol e a bola não entrou, mas o árbitro Martin Atkinson validou o lance.

O gol do espanhol Juan Mata, assinalado pelo árbitro Martin Atkinson na goleada do Chelsea sobre o Tottenham neste domingo (foto), foi o lance mais polêmico do futebol neste fim semana. O novo erro da arbitragem faz com que a discussão a respeito do uso da tecnologia no futebol venha à tona.

No lance, o meia do Chelsea chutou para o gol e a bola foi tirada pela zaga do Tottenham antes de ultrapassar a linha. O bandeirinha não validou o gol, mas Atkinson chamou a responsabilidade para si e cravou que a bola entrou, gerando muitas reclamações dos jogadores do Tottenham.

Outro recente lance que gerou discussão ocorreu no clássico entre Milan e Juventus, pelo Campeonato Italiano. Na ocasião, o meia do Milan, Muntari cabeceou para o gol, mas diferentemente do caso do Chelsea, a bola entrou, no entanto, juiz e bandeira não validaram o gol.

O lance mais famoso dos últimos tempos em que a bola entrou e o gol não foi assinalado ocorreu nas oitavas de final da Copa do Mundo de 2010, realizada na África do Sul. O meia inglês Frank Lampard chutou e a bola quicou dentro do gol para a sua seleção diante da Alemanha, mas o gol não foi validado pelo árbitro e bandeira da partida.

A International Board, entidade que toma as decisões sobre as regras do futebol, vem estudando colocar a tecnologia dentro do futebol. Em sua última reunião, realizada em março, a IFAB decidiu dar prosseguimento às técnicas de ajuda aos árbitros no gramado, mas adiou em um ano a decisão sobre o uso da tecnologia na linha do gol.

Na mesma reunião, a International Board aprovou a instauração da arbitragem com cinco juízes para a Eurocopa 2012, que será disputada na Polônia e Ucrânia. Esta será a primeira vez que o sistema, em vigor na Liga dos Campeões e na Liga Europa, será adotado em uma grande competição de seleções.

FONTE: IG

Nenhum comentário:

Postar um comentário