Aqui neste blog, no MOMENTO ROCK comecei falando da importância do Queen para o cenário musical, claro, isso tudo no meu ponto de vista, mas acredito que muitos leitores pensam parecido comigo, mas falei também do Led Zepellin, da Legião Urbana e do Barão Vermelho, e agora vou de uma das maiores bandas de todos tempos, com os seus hits como “Smoke on the Water”, “Perfect Strangers”, o DEEP PURPLE, torcendo para que vocês também gostem.
Com a formação de 2004 com Ian Gillan, Roger Glover, Ian Paice, Steve Morse e Don Airey (foto), o Deep Purple é uma banda de rock inglesa formada em Hertford, Hertfordshire, em 1968, sendo considerada uma das pioneiras do heavy metal e do hard rock moderno (juntamente com Led Zeppelin e Black Sabbath), onde tem um recorde surpreende "como a banda com o som mais alto ao vivo no mundo", pelo Livro Guiness dos Recordes. A marca da banda sempre foi a mistura de guitarra e teclado, com riffs simples e fortes e solos vigorosos. Sua canção mais conhecida é Smoke on the Water, gravada em 1972.
Vendendo mais de 100 milhões de álbuns ao redor do mundo, passando por diversas mudanças de formação, além de um hiato de oito anos (1976-84). As formações do período 1968-76 foram comumente chamadas de Mark I, II, III e IV. Sua segunda formação, a mais bem-sucedida comercialmente, contou com Ian Gillan (vocal), Ritchie Blackmore (guitarra), Jon Lord (teclado), Roger Glover (baixo) e Ian Paice (bateria). Esta formação esteve em atividade de 1969 a 1973, e foi reunida de 1984 a 1989 e, brevemente, em 1993, antes que as rixas entre Blackmore e os outros membros da banda se tornassem intransponíveis. A formação atual inclui o guitarrista Steve Morse; com o afastamento de Lord, em 2002, conta apenas com Paice como membro original.
Surgindo de uma idéia exótica, todos esperavam pela próxima grande idéia no campo fértil do rock. Em 1967, Chris Curtis, ex-baterista do The Searchers, teve a ideia exótica de reunir vários músicos muito talentosos num grupo chamado Roundabout (carrossel). Eles se revezariam em torno do baterista, como num carrossel. Depois que a idéia foi comprada pelo produtor Tony Edwards, o primeiro músico a topar a idéia foi o tecladista Jon Lord, colega de Curtis nos The Flowerpot Men, onde também tocava o baixista Nick Simper.
Foi o ponta pé inicial para uma das maiores bandas de todos os tempos, que é uma verdadeira instituição. Por ela já passaram nomes como David Coverdale e Joe Satriani, entre outros.
Termino aqui dizendo que o Deep Purple foi referência para muitas outras bandas, e mesmo com os seus mais de 40 anos de estrada, os caras (alguns com mais de 60 anos de idade), continuam com uma pegada incrível.
Valeu e até a próxima.
* Com informações Wikipédia
PESQUISA: Denílson Lopes da Costa

Nenhum comentário:
Postar um comentário