segunda-feira, 5 de março de 2012

São Paulo, Rio e Minas detém dois terços do mercado de TV paga

O Brasil tem mais de 13 milhões de assinantes de TV por assinatura, conforme mostram os números divulgados pela Anatel relativos a janeiro deste ano. Mas apesar do acréscimo de 3,1 milhões de novos clientes em 12 meses, trata-se de um serviço ainda muito concentrado em São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.

Juntos, os três estados mais prósperos e populosos da federação detém praticamente dois terços do mercado brasileiro (63% do total de assinantes do país). Já o Nordeste, com quase 30% dos habitantes do país, tem 11% dos clientes da TV paga.

No mais, a dinâmica desse mercado continua sendo ditada pelo avanço do serviço oferecido via satélite. Afinal, dos 3,1 milhões de novos assinantes entre janeiro de 2011 e 2012, 2,6 milhões foram acrescentados à base pelas empresas que operam com DTH.

Por isso, no mesmo período a participação do serviço via DTH passou de 46,5% do mercado para 55,5%. Na prática, a oferta via satélite é única com possibilidades concretas de ampliação, uma vez que o principal concorrente, o cabo, ainda sem novas outorgas, depende do aumento de clientes nas praças onde já atua.

FONTE: Convergência Digital

Nenhum comentário:

Postar um comentário