quarta-feira, 7 de setembro de 2011

<<< MEMÓRIA >>> 11 de setembro de 2001, o dia em que a terra parou

O WTC foi projetado na década de 60 e usando o design estrutural de seções tubulares para as torres gêmeas de 110 andares, onde a Norte foi concluída em 1972 e a Sul em 1973, ficava localizado no coração do centro financeiro de Nova Iorque e tinha 1,24 milhão de m² de espaço de escritório. Estima-se que 3% de todos os escritórios de Manhattan ficavam nas torres, que chegou a pegar fogo parcialmente em fevereiro de 1975 e sofreu um ataque a bomba em fevereiro de 1993.

Na manhã de 11 de Setembro de 2001, uma data que mudou o mundo, onde terroristas ligados ao grupo al-Qaeda (organização fundamentalista islâmica internacional), de Osama bin Laden, jogaram dois Boeing 767 dentro do complexo, num ataque suicida coordenado. 57 minutos após o impacto, a Torre Sul entrou em colapso e ruiu, seguida 29 minutos depois pela Torre Norte, resultando em 2,996 mortes.

Ataques estes que superaram os piores cenários de terror, onde além dos dois aviões que atingiram as torres gêmeas, um terceiro dirigiu-se contra o prédio do Pentágono em Washington. Um quarto avião, que se dirigia para a Casa Branca, caiu antes de chegar ao seu objetivo. Estes foram os atentados mais violentos que os Estados Unidos sofreram após Pearl Harbour (1941). Dez anos depois, aquele dia ainda incomoda emocionalmente, politicamente, economicamente e até mesmo fisicamente gente do mundo inteiro.

Na Ocasião eu trabalhava numa empresa de engenharia elétrica, em Laranjeiras, bairro do Rio de Janeiro, onde parecia ser mais uma manhã tranqüila, quando por volta das 09:30, chegou o meu contador na época, dizendo que tinha acontecido um acidente terrível com um avião em uma das torres, mas quando aconteceu o mesmo na segunda torre, aí sim, ficou bem claro que não se tratava de uma simples fatalidade, e sim de colisões planejadas.

Desci até o departamento pessoal da empresa, que tinha uma TV portátil, na primeira imagem parecida até um filme do Bruce Willis, ou do Stallone, mas na verdade era a realidade que estava acontecendo ali, ao vivo e a cores, foi quando o mundo parou diante de tanta brutalidade e covardia. Os americanos começaram a evacuarem as suas empresas, consulados, instituições, entre outros, em toda a parte do mundo, com medo de mais atentados terroristas.

Naquele dia, além dos vários meios de comunicação ficarem focadas 100% no assunto, devo lembrar que a INTERNET naquela ocasião foi também fundamental para a rapidez das informações.

Termino aqui dizendo que após os dez anos daquele 11 de setembro, ainda falta muito para vermos um mundo melhor, pois ainda temos guerras na Líbia, na Síria, fome na Somália, isso sem esquecer o envolvimento dos americanos em diversos conflitos por vários países, muitas vezes por razões duvidosas, como por exemplo, as armas químicas no Iraque, que nunca foram encontradas, ou até mesmo financiando guerras, golpes, etc, criando assim uma grande antipatia e até opositores por todo o mundo.

Querendo você também mandar sua narrativa referente aquele dia horrível, estaremos aqui à disposição.

Beijos e até a próxima.

Autor: JOSÉ BRITO – Diretor da JBR Digitação

Nenhum comentário:

Postar um comentário