A inadimplência com as empresas de telefonia fixa foi de 7,6%, enquanto com as de telefonia móvel atingiu 8,7%, entre outubro de 2010 e setembro de 2011. Os dados fazem parte do Estudo Serasa Experian do Setor de Telefonia, divulgado no último dia 30/01.
Entre os consumidores de ambas as modalidades de telefonia, o grupo Periferia Jovem, que contempla os segmentos sociais Jovens Trabalhadores de Baixa Renda, Jovens na Informalidade, Trabalhadores de Baixa Qualificação, Excluídos do Sistema, Estudantes da Periferia e Famílias Assistidas da Periferia e que representa 20,9% da população brasileira, foi o que teve a maior representatividade em termos de inadimplência.
De todos os CPFs inadimplentes com as prestadoras de serviços de telefonia fixa, 28,4% eram de consumidores classificados no grupo Periferia Jovem. Da mesma forma, em relação aos serviços de telefonia móvel, 24,4% dos inadimplentes eram desse grupo.
“O jovem é novo não somente no crédito e consumo, mas também na sua relação com o dinheiro. A inexperiência justifica a importância do tema educação financeira. Além da pouca experiência em administrar seu orçamento, somadas compras financiadas, esse consumidor simultaneamente agrega novos hábitos de consumo em seus gastos, como celular, smartphone, TV a cabo, internet, etc.”, diz o presidente da Serasa Experian e Experian América Latina, Ricardo Loureiro.
Outros grupos e a inadimplência
A inadimplência também aparece alta entre os grupos Aspirantes Sociais, que correspondem a 17,4% na fixa e 18,1% na móvel, Assalariados Urbanos, com 13,2% de participação na fixa e 13,9% na móvel e Brasil Rural, com 11,5% em fixa e 11,3% em móvel. O grupo Aspirantes Sociais contempla os seguintes segmentos sociais: Profissionais em Ascensão Social, Boa Vida no Interior, Jovens em busca de oportunidades e Consumidores Indisciplinados. Já o grupo Assalariados Urbanos contempla Antigos Moradores, Jovens Promissores, Técnicos e Operários e Vida no Aperto.
Por fim, o Brasil Rural congrega A Pequena Alemanha no Brasil, Trabalhadores Rurais em Busca de Oportunidade, Trabalhadores e Proprietários de Terras, Jovens Empregados do Agronegócio, Jovens Trabalhadores do Nordeste Rural, Migrantes do Centro-Oeste e Ribeirinhos da Grande Amazônia.
O Estudo Serasa Experian do Setor de Telefonia observou uma amostra aleatória de 400 mil consultas efetuadas pelas empresas do setor de telefonia durante o período de outubro de 2010 a setembro de 2011. Foi apurada a ocorrência das negativações (eventos de inadimplência) ao longo dos 12 meses subsequentes ao término do período de apuração das consultas.
Os grupos fazem parte de uma classificação elaborada pelo Mosaic Brasil, solução da Serasa Experian para análise da sociedade em função da renda, geografia, demografia, padrões comportamentais e estilo de vida, que organiza a população em 10 grupos e 39 segmentos.
FONTE: Convergência Digital

Nenhum comentário:
Postar um comentário